Pesquisar

Projeto de Rogério Cavalin para criar 65 cargos comissionados é rejeitado pela Câmara por 9 votos a 2

Apenas 2 vereadores foram favoráveis à criação dos cargos; 9 votaram pela sua supressão

Na noite desta quarta‑feira (16), durante a 4ª Sessão Extraordinária de 2025, a Câmara Municipal de Itupeva aprovou por 9 votos a 2 a Emenda Supressiva nº 01 ao Projeto de Lei Complementar nº 658, de autoria do prefeito Rogério Cavalin. Com isso, foram retirados do texto todos os dispositivos que criavam 65 cargos comissionados na estrutura da Prefeitura.

Votaram a favor da criação dos cargos — os vereadores Osvando (pai do vice‑prefeito) e César Farali. O vereador Juba teve ausência justificada. Os outros 9 vereadores rejeitaram a criação de novos cargos. O presidente da Câmara, Marcão Marchi, registrou publicamente sua posição contrária à criação dos cargos, mas só teria votado em caso de empate.

Os parlamentares que apoiaram a supressão ressaltaram que se tratavam de agentes políticos, com 22 dessas funções previstas para o gabinete do prefeito, o que ampliaria substancialmente a estrutura política e oneraria o orçamento municipal. Defendeu‑se ainda a priorização da valorização dos servidores efetivos.

A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube e segue disponível para que a população acompanhe, com total transparência, os debates e desdobramentos do processo legislativo.